O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz sob direção das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, desde a sua fundação em 29 de Outubro de 1969, vem transformando, com amor e dedicação a estrutura de saúde e o conceito de atendimento hospitalar.

Teve seu inicio em função da solicitação da comunidade de Medianeira e Região, que necessitavam de atendimento domiciliar as gestantes no momento do parto, bem como acompanhamento durante a gestação, e a população titulou tal local de trabalho de “Casa de Parto”. Este local foi inicialmente disponibilizado pela Paróquia e depois adquirido pela congregação. Neste inicio estavam somente Irmã  Mariane e Irmã Isbela  prestando todo atendimento.

Neste período a equipe de profissionais do hospital era formada por Irmãs, médicos e pessoas da comunidade que prestavam serviços voluntários, pelo qual a direção do hospital, desde sempre, é muito grata.

Mais tarde, o empreendimento se tornou um pequeno hospital geral e depois hospital e maternidade.

Em sua existência o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, cresceu em estrutura física, em equipamentos e na qualificação de profissionais. Consequentemente, aumentou a sua capacidade de atendimento à saúde da população. Crescendo em complexidade, cresceram também seus desafios e sua responsabilidade no atendimento a uma demanda maior. Elevamos a DEUS a nossa gratidão por  nos ter abençoado e acompanhado em cada etaa vencida ao longo deste bonita história de amor e dedicação, construída na confiança e perseverança das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo , dos médicos, colaboradores e da comunidade, que unidos no mesmo objetivo puderam conduzir o serviço de saúde, através do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, a um futuro sem mais promissor.

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, é de média complexidade de caráter Filantrópico, sem fins lucrativos, que visa proporcionar a comunidade o melhor atendimento hospitalar, prezando por uma assistência mais humanizada baseada nos valores cristãos que sempre nortearam esta instituição.

Conta com 98 leitos, sendo 08 leito de U.T.I adulto, pronto socorro referenciado para região oeste, maternidade de risco habitual. O quadro funcional é composto por 215 colaboradores, 10 Irmãs, 52 médicos do corpo clínico e com 5 serviços terceirizados (Raio X,Tomografia, Ecografia, Laboratório e Polissonografia).

O Hospital investe em equipamentos, tecnologia, estrutura física, e capacitação de equipe. Entre outras aquisições e serviços, é importante destacar os avanços em qualidade e segurança no atendimento, pelo qual garante melhoria na eficiência operacional do hospital por meio de reformulação dos processos internos, da implantação do sistema de tecnologia da informação (TASY) em todos os setores. A Gestão por Processo que vem sendo implantada proporciona mais qualidade e segurança aos pacientes. Com estas inovações vem aumentando gradativamente as internações clínicas, cirurgias e urgência/emergência.

Este aumento considerável deve-se pela resolutividade deste serviço hospitalar reconhecido pela região Oeste Paranaense.